Sustentabilidade


A sustentabilidade faz parte do ADN do projeto Areias do Seixo e está presente em todas as suas dimensões.

Desde a estratégia de gestão às práticas mais comuns do dia-a-dia...


A NOSSA HORTA

Uma horta feita à mão e com muito Amor! Um jardim orgânico repleto de frutas e legumes, ovos, ervas aromáticas, flores e outros produtos naturais, como fibras para usar como cordéis, ramos e folhas para decoração, óleos essenciais … uma forma de trazer sempre a Natureza para mais perto de nós!

PERMACULTURA E AGROFLORESTA

Inspirada pelos princípios de permacultura e Agrofloresta, a Horta funciona como um ecossistema onde borboletas, lagartixas, sapos, abelhas e passarinhos têm uma função única. Na realidade, tenta imitar a Natureza para que este sistema se torne autossustentável, onde nada é perdido e toda a energia é reinvestida e reciclada.

COMPOSTAGEM

Compostagem… Encaminhados os resíduos orgânicos para a unidade de compostagem existente no hotel, transformando-os em composto, sem quaisquer aditivos químicos, que é utilizado como fertilizante natural para aplicação nos solos agrícolas da horta.

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Durante todo o processo de construção, a integração do hotel na morfologia do terreno – um anfiteatro natural -, foi tida em conta, de modo a minimizar o volume do edifício no espaço. Reutilizámos os escombros e ruínas do antigo aviário existente no terreno. Estes, foram previamente britados e aplicados nas bases de pavimentação.

DECORAÇÃO

É nos princípios do Upcycling que nos inspiramos para a nossa decoração. Consiste no reaproveitamento de objetos antigos, de forma criativa, atribuindo um novo e melhor propósito para um material que, de outra forma, seria descartado.

RESTAURANTE

Cartas sazonais… Trabalhamos com cartas sazonais que variam não apenas consoante a estação do ano, mas, também, com o ritmo de produção da nossa horta.
Práticas sustentáveis… Abolimos todos os artigos de plástico descartáveis, tais como as palhinhas e as garrafas de água. Usamos guardanapos compostáveis que, depois de usados, servem de ‘matéria castanha’ no nosso ciclo de compostagem.

ACENDALHAS NATURAIS

Utilizamos as cascas de laranja do pequeno-almoço – desidratadas naturalmente, na horta - em substituição das tradicionais e poluentes acendalhas para acender as lareiras.

AMENITIES

Não dispomos de amenities descartáveis - mas sim frascos grandes que vamos repondo mediante a necessidade; não dispomos de minibar com garrafas descartáveis; de ar-condicionado; nem de televisões (já que existe um espetáculo bem maior do lado de lá da janela – o da Natureza).

ENERGIA E GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS

A climatização do Hotel está assente em sistema de geotermia: um sistema ecológico permite utilizar de forma eficiente a temperatura existente no interior da terra, para posterior climatização do edifício e aquecimento das águas; Utilizámos cortiça (um recurso abundante no nosso país) nas paredes duplas para isolamento térmico do edifício.

ÁGUA

A água da piscina provém do furo existente na propriedade e é aquecida por recurso aos excedentes térmicos solares e da geotermia. As nascentes encontradas durante a fase de construção, bem como as águas pluviais, são reencaminhadas para o poço existente na propriedade.

FORNECEDORES

Favorecemos os fornecedores locais. As nossas compras têm em consideração a prevenção da produção de resíduos, por exemplo compras a granel, taras retornáveis e compras em grandes quantidades.

RECRUTAMENTO

Privilegiamos colaboradores locais ou que decidam mudar-se para o território e que intervenham sobre ele; que procurem uma relação duradoura e estável com a empresa; que partilhem os mesmos valores, preocupações e práticas no que ao ambiente e sustentabilidade dizem respeito.

POLÍTICA DE QUALIDADE

Anualmente, definimos objetivos financeiros e ambientais, indicadores e metas com os quais a Administração e todos os colaboradores se comprometem. Estes objetivos passam pelo crescimento sustentado e dos resultados líquidos positivos.


Tudo se resume à retribuição e ao respeito pela Natureza...

Ao procurarmos, sempre que possível, devolver-lhe tanto quanto retiramos.

Saber mais sobre nós